Nesta época de chuva, as lavouras ficam prejudicadas. Isso provoca o aumento de preços de frutas, verduras e legumes e até a falta de alguns produtos no mercado. A nutricionista Karin Honorato dá dicas para a melhor conservação desses alimentos, o que também pode gerar economia nas compras.

Ela começa falando das verduras, as mais prejudicadas, segundo a nutricionista. Para higienização, Karin recomenda deixar os alimentos de molho por 20 minutos em uma bacia, com uma mistura de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Depois desse tempo, enxágue bem as verduras e coloque para escorrer.

A nutricionista indica duas formas para armazenar: as ervas e folhas menores, em uma vasilha tampada com plástico filme com alguns furos; já as verduras de folhas mais grossas como a couve, ela recomenda guardar em uma embalagem plástica com tampa, e intercalar as folhas com papel toalha.

Para as frutas que vão começar a passar, a nutricionista sugere a produção de polpas. Segundo ela, também é possível congelar a própria fruta, que depois pode ser usada em sucos, vitaminas e até para a produção de uma geléia.
 
A pêra não pode ser congelada, de acordo com Karin. Para armazenar essa fruta, ela recomenda envolvê-la em um papel toalha e colocar na geladeira. O abacate após aberto deve ser guardado com o caroço e envolvido em papel alumínio.
 
A nutricionista também apresenta uma forma para armazenar e conservar legumes, como cenoura, batata, abobora e chuchu. Segundo ela, os legumes devem ser colocados cinco minutos em água fervendo, e depois cinco minutos em água gelada. Após esse processo eles devem ser congelados, ou em saco plástico ou em embalagens.
 
Sobre o tomate, Karin indica que ele deve ser comprado em três fases: verde, de vez e maduro. Caso amadureça demais, ela sugere que seja feita polpa ou massa de tomate.