terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Strogonoff Vegetariano

     Olá, gostaria de compartilhar uma receita magnifica de strogonoff vegetariano!



Categoria: Saladas e Acompanh.
Ingredientes
- 3 xícaras (chá) de cenouras refogadas e cortadas em
palitinhos
- sal a gosto
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 6 tomates peneirados depois de cozidos
- 1 lata de cogumelos
- 1 lata pequena de palmito
- 1 pitada de curry
- 1 cebola grande picada
- 1 colher (sopa) de catchup
- 1 lata de creme de leite

Modo de Preparo
Regogue a cebola na manteiga, junte a cenoura já cozida
o palmito escorrido e picado, adicione os tomates e o
catchup. Ferva por 5 minutos. Adicione por último os
cogumelos e o creme de leite. Misture bem e sirva com
arroz simples.

Eu dispenso os cogumelos, e o palmito, mais vai do gosto de cada um, minha mãe acrescentou batatas, e cenoura, ficou ótimo!
Para os vegans , pode-se substituir a manteiga
por óleo vegetal e o creme de leite por creme
de leite de soja.



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Restaurante vegetariano,onde tem?

Pode até parecer brincadeira, mas não é!
Em todos esses anos eu nunca comi em um restaurante vegetariano, isso porque eles são uma raridade entre nós, aqui na minha cidade, encontrar um desses, é como encontrar uma agulha no palheiro.
No feriado mesmo, saí com meu tio, meu primo e minha irmã, depois de uma longa caminhada pelos museus de São Paulo, decidimos comer algo, pois já estava na hora do almoço, andamos 24 minutos até o Shopping mais próximo, quando chegamos até a praça de alimentação adivinha qual foi a brilhante ideia do meu tio? Almoçar em um restaurante de comida Japonesa, sério, quase chorei, e o pior é que ele sabia que eu era vegetariana.  Peixe crú? Isso é demais para mim!-disse eu!
Depois de tanto insistir, fomos em um outro, de comida típica da fazenda, pra minha surpresa foi pior ainda, não tinha absolutamente nada que não tivesse u animal morto dentro. Resultado, terminei o feriado com muita fome, só comi depois que cheguei em casa, e olha que é uma boa caminhada, 45 minutos de ônibus, mais 15 minutos há pé! Um dos momentos mais tristes da minha vida! 

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Benefícios da cenoura na alimentação



                                                 

cenouraA cenoura trás benefícios para os olhos, a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose.
É indispensável para crianças em fase de desenvolvimento, mas também os adultos não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina A, além disso, a cenoura contém vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.
Nela ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.
O iodo é primordial à glândula tiróide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas.
Melhor comer crua, sem nenhuma manipulação, sendo excelente para fortalecer os dentes das crianças e adolescente, já o adulto, deve tomar cuidado, se não fortaleceu seus dentes na época correta.
A segunda opção é ralar, mas sempre na hora que vai comer, nada de guardar para mais tarde, a não ser em dias especiais, que pode temperar, mas tenha o cuidado de deixar na geladeira, pois enquanto ela está fechada, a cenoura está no escuro e não entra em contato com a circulação do ar.
Fazer sucos na centrífuga, pois a vitamina A, em contato com a luz, perde sua potencialidade, por isso não é aconselhável fazer o suco no liquidificador.
A maneira que aproveita menos os nutrientes é cozinhando, pois a fervura, principalmente demorada e o vapor, desintegram os nutrientes, sendo que o grelhado é o menos agressivo.
Armazenamento
A cenoura deve ser guardada em um recipiente preferencialmente escuro e hermeticamente fechado, para não perder os nutrientes, mas se isto não for possível, faz-se adaptações.
Ingira sempre a cenoura fresca, o ideal seria a colhida na hora e aquela que não recebeu agrotóxico.
Suas folhas são nutritivas e muito úteis, tanto na culinária, como no suco.

Gostaria de deixar o meu e-mail, assim além de comentar a aqui no blog, todos poderão enviar sugestões de matéria para: marirocha2@hotmail.com.br


quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


O que é ser vegetariano?*
Ser vegetariano, do ponto de vista nutricional, significa apenas não se alimentar de carnes de qualquer tipo (vaca, frango, peixe, carneiro, avestruz, escargô, frutos do mar...) e nem de produtos que contenham esses alimentos.
O vegetariano não come nada que fuja, esboce reação de fuga ou sofrimento quando está vivo.
Se uma pessoa come algum tipo de carne, mesmo que ocasionalmente, ela não é vegetariana.
Podemos utilizar a definição de semivegetariano para quem é predominantemente vegetariano, ou utiliza carne ocasionalmente (menos de 3 refeições por semana).
Atenção: vegetariano não vive de verduras e legumes. Esses alimentos fazem parte da alimentação, mas não são a base da dieta vegetariana.
Vantagens  da alimentação vegetariana


Os benefícios da alimentação vegetariana são muitos, a minha família mesmo é uma prova viva disso
a grande maioria são hipertensos , ou apresentam algum problema com colesterol até mesmo um priminho meu de apenas sete anos de idade, estava com o colesterol alto. É importante ressaltar que nenhuma dessas
pessoas são adeptas da alimentação vegetariana. Eu a unica vegetariana a família, nunca apresentei nenhum problema de saúde, muito pelo contrário meus exames de rotina mostram que sou uma pessoa completamente 
saudável, graças a minha alimentação!
Na maioria dos casos, as dietas vegetarianas são benéficas na prevenção e no tratamento de determinadas doenças, tais como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes, cancro, osteoporose, doenças renais e demência, bem como diverticulose, cálculos renais e artrite reumatóide.»

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Melhores frases vegetarianas


Espero que vocês gostem dessas frases tanto quanto eu...


Vaslav Nijinsky • Eu não como carne porque vi carneiros e porcos sendo mortos. Eu vi e senti a dor desses animais. Eles sentem a aproximação da morte. Eu não pude suportar a cena. Chorei como uma criança. Corri para o topo da colina e mal conseguia respirar…senti-me sufocado…senti a morte do carneiro.


O comer carne é a sobrevivência da maior brutalidade; a mudança para o vegetarianismo é a primeira conseqüência natural da iluminação. (Leon Tolstoy)

Se os matadouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos. Nós nos sentimos melhores com nós mesmos e melhores com os animais, sabendo que não estamos contribuindo para o sofrimento deles. (Paul e Linda McCartney)

Não haverá justiça enquanto o homem empunhar uma faca ou uma arma e destruir aqueles que são mais fracos que ele. (Isaac Bashevis Singer)

"Um homem pode viver uma vida saudável sem ter que matar animais para comer; portanto se ele come carne, participa do ato de tirar a vida de uma criatura meramente para saciar seu apetite. E agir dessa maneira é imoral."-Leo Tolstoy

Quando me tornei vegetariano, poupei dois seres, o outro e eu. (Hermógenes)

Se o homem aspira sinceramente a viver uma vida real, sua primeira decisão deve ser abster-se de comer carne e não matar nenhum animal para comer. (Leon Tolstoy)
Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem. (Leonardo da Vinci)

Se quisermos nos libertar do sofrimento, não devemos viver do sofrimento e do assassínio infligidos aos animais. (Dr. Paul Carton)

Que horror é meter entranhas em entranhas, engordar um corpo com outro corpo, viver da morte de seres vivos. (Pythagoras)

Deveríamos ser capazes de recusar-nos a viver se o preço da vida é a tortura de seres sensíveis. (Mahatma Gandhi)

Não importa se os animais são incapazes ou não de pensar. O que importa é que são capazes de sofrer. (Jeremy Bentham)"O que não concebo é degolar um cabrito, asfixiar uma pomba, cortar a nuca de uma galinha, ou dar punhaladas em um porco para que eu coma seus restos. Não é por uma questão de química biológica o motivo de eu ter me passado para as fileiras do ovo-lacto-vegetarianismo, mas pelo imperativo moral de que minha vida não seja mantida às custas da vida de outros seres." - Dr.Eduardo Alfonso, médico naturista espanhol

Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade. (Albert Einstein)
Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo; é um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal. (Pierre Weil)

"Matar um animal para fazer um casaco é um pecado. Nós não temos esse direito. Uma mulher realmente tem classe quando rejeita que um animal seja morto para ser colocado sobre os seus ombros. Só assim ela será verdadeiramente bela." - Doris Day
"Matar animais por esporte, prazer, aventura e por suas peles, é um fenômeno que é ao mesmo tempo cruel e repugnante . Não há justificativa na satisfação de uma brutalidade dessas." - Sua Santidade Dalai Lama (1935-)

"Jamais creia que os animais sofrem menos do que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos." - Dr. Louis J. Camuti









sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012



Como vivem e morrem os animais



BOI
Não existe aqui no Brasil a produção de vitela – carne muito branca e macia de bezerros mantidos em jaulas superapertadas para evitar que se movimentem. Para acentuar a brancura da carne, os criadores não permitem que o bezerro coma grama ou grãos, só leite – a dieta tem que ser pobre em ferro e em outros nutrientes, forçando uma anemia no animal. Com isso, torna-se necessário o consumo de antibióticos, para diminuir o risco de infecções do animal desnutrido. “A vitela deveria ser proibida no mundo inteiro”, afirma o agrônomo e etólogo Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, especialista em técnicas de manejo da Universidade Federal de Santa Catarina.
Para matar um boi, primeiro se dá um disparo na testa com uma pistola de ar comprimido. O tiro deixa o animal desacordado por alguns minutos. Ele então é erguido por uma argola na pata traseira e outro funcionário corta sua garganta. “O animal tem que ser sangrado vivo, para que o sangue seja bombeado para fora do corpo, evitando a proliferação de microorganismos”, diz Ari Ajzenstein, fiscal do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que zela para que as regras de higiene e de bons tratos no abate sejam cumpridas.
Em 1997, a ativista de direitos dos animais americana Gail Eisnitz escreveu o bombástico livro Slaughterhouse (“Matadouro”, inédito no Brasil), no qual acusava os matadouros de sangrar muitos animais ainda conscientes. “Não vou dizer que isso não acontece no Brasil, mas não é freqüente”, afirma Mateus Paranhos.
O abate a marretadas está proibido no país, o que não quer dizer que não aconteça – já que quase 50% dos abates são clandestinos e, portanto, sem fiscalização. O problema da marretada é que não é fácil acertar o boi com o primeiro golpe. Muitas vezes, são necessários dezenas para desacordá-lo.
GALINHAS
Essas quase sempre levam uma vida miserável. Vivem espremidas numa gaiola do tamanho delas. As luzes ficam acesas até 18 horas por dia – assim elas não dormem e comem mais (isso acontece principalmente com as que produzem ovos). Seus bicos são cortados para que não matem umas às outras e para evitar que elas escolham que parte da ração querem comer – caso contrário, ciscariam apenas os grãos de seu agrado e deixariam de lado alimentos que servem para que engordem rápido.
A morte é rápida. As galinhas ficam presas numa esteira rolante que passa sob um eletrodo. O choque desacorda a ave e, em seguida, uma lâmina corta seu pescoço. O esquema é industrial. Hoje, nos Estados Unidos, são abatidas, em um dia, tantas aves quanto a indústria levava um ano para matar em 1930. Nas granjas de ovos, pintinhos machos são sacrificados numa espécie de liquidificador gigante. Parece horrível, mas é a mais indolor das mortes descritas aqui.
PORCOS
Outros azarados. Não têm espaço nem para deitar confortavelmente. “São confinados do nascimento ao abate”, diz Pinheiro Filho. As gestantes são forçadas a parir atadas a uma fivela, apertadas na baia. O abate é parecido com o de bovinos, com a diferença que o atordoamento é feito com um choque elétrico na cabeça e que o animal é jogado num tanque de água fervendo após o sangramento, para facilitar a retirada da pele. Gail Eisnitz afirma, em seu livro, que muitos porcos caem na água fervendo ainda vivos, mas isso provavelmente é incomum.
PATOS E GANSOS
Os mais infelizes dos nossos alimentos provavelmente são os gansos e patos da França. O foie gras, um patê tradicional e sofisticado, é feito com o fígado inflamado das aves. Os produtores colocam um funil na boca delas e as entopem de comida por meses, fazendo com que o fígado trabalhe dobrado. Isso provoca uma inflamação e faz com que o órgão fique imenso, cheio de gordura. Ou seja, o patê, na prática, é uma doença. Há movimentos pedindo o banimento do produto. Não se produz foie gras no Brasil.

fonte :Techo extraído da Revista Super Interessante
abril de 2002/site:
http://www.vidavegetariana.com/site/vegetarianismo.php?page=vegetarianismo/comovivem

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Olá, hoje vou mostrar as minhas receitas vegetarianas preferidas


A primeira é uma salada de beterraba maravilhosa, vejam, façam, e aproveitem:

Salada colorida de beterraba

Salada colorida de beterraba
A beterraba confere uma cor rica a esta salada colorida de beterraba, tingindo as batatas presentes na salada de um tom agradável de rosa. Esta salada colorida de beterraba é confecionada com pepino, cebola vermelha, batatas e beterrabas, fazem dela uma salada bastante colorida e nutritiva. Juntamente a todos estes ingredientes é adicionado um delicioso molho vinagrete que dá um toque especial a todo o conjunto. Sirva em conjunto com uma deliciosa receita de arroz com cenoura.
Preparação: 15 minutos | Tempo de cozedura: 20 minutos


Essa é uma receita ovo-lacto-vegetariana, vocês vão poder ver como pratos vegetarianos são práticos, gostosos e extremamente  saldáveis.

Lasanha Vegetariana



Lasanha Vegetariana  Esta lasanha vegetariana colorida e saborosa tem camadas de legumes em molho de tomate e beringelas, tudo coberto com um rico molho de queijo. Uma receita vegetariana para converter até os mais céticos em relação ao vegetarianismo. Para quem já está habituado ao fantástico paladar das receitas vegetarianas irá com certeza apreciar esta maravilhosa lasanha vegetariana, com diversos legumes e um valor nutricional bastante elevado. Simplesmente irresistível. Pode acompanhar com um cocktail de frutas e servir como sobremesa um delicioso pudim com molho de chocolate.
Preparação: 35 minutos | Tempo de cozedura: 55 minutos

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

  • Calorias: 544 Kcal
  • Açúcares: 18 g
  • Proteínas: 20 g
  • Gorduras: 26 g
  • Hidratos de Carbono: 12 g

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS

  • 1 beringela, cortada às rodelas
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho, esmagados
  • 1 cebola vermelha, cortada ao meio e às rodelas
  • 3 pimentos mistos, sem sementes e cortados em cubos
  • 225 g de mistura de cogumelos, laminados
  • 2 talos de aipo, às rodelas
  • 1 courgette, cortada em cubos
  • 1/2 colher de chá de piripiri em pó
  • 1/2 colher de chá de cominhos em pó
  • 2 tomates, picados
  • 300 ml de passatta (puré de tomate)
  • 2 colheres de sopa de manjericão, picado
  • 8 folhas de lasanha verde, não pré-cozidas
  • Sal e pimenta

MOLHO DE QUEIJO

  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 150 ml de caldo de legumes
  • 300 ml de leite
  • 75 g de queijo cheddar, ralado
  • 1 colher de chá de mostarda Dijon
  • 1 colher de sopa de manjericão, picado
  • 1 ovo, batido

PREPARAÇÃO

- Coloque as rodelas de beringela num passador, polvilhe com sal e reserve durante 20 minutos. Enxagúe com água fria, escorra e reserve.
- Aqueça o azeite numa frigideira e salteie o alho e a cebola durante 1-2 minutos. Junte os pimentos, os cogumelos, o aipo e a courgette e cozinhe, mexendo constantemente, durante 3-4 minutos.
- Junte as especiarias e cozinhe durante 1 minuto. Adicione os tomates picados, a passata e o manjericão e tempere a gosto com sal e pimenta.
- Para o molho, derreta a manteiga numa caçarola, junte a farinha e cozinhe durante 1 minuto. Retire do lume e adicione o caldo e o leite, voltando a colocar ao lume e acrescentando metade do queijo e da mostarda. Deixe ferver, mexendo, até engrossar. Junte o manjericão. Retire do lume e incorpore o ovo.
- Coloque metade da lasanha vegetariana numa assadeira. Coloque metade da mistura de legumes por cima, seguida de metade das berinjelas. Repita e com uma colher deite o molho de queijo por cima. Polvilhe com o queijo restante e leve ao forno previamente aquecido, a 180° C, durante 40 minutos. Sirva imediatamente. Pode servir acompanhado de uma salada vegetariana. 

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Vida de vegetariana não é fácil...


Em uma família como a minha, onde sou um completo peixe fora D'Água, não 
é uma tarefa muito fácil explicar  para todo mundo, que eu não vou  partilhar daquela comemoração, ainda mais nas festas de fim de ano em que todos se reúnem e vão fazer que? Isso mesmo... churrasco, e o que era para ser um momento de felicidade, para mim se torna angustiante, em olhar para aquilo e saber, que tudo o que estavam comendo, já foi vivo, e morto de forma cruel...
Na noite de Natal, foi horrível olhar para aquela mesa, e ver que não tinha nem salada
somente, bois e galinhas, que estavam mortos e assados de forma horrível,  adivinha qual foi a saída... cozinhar macarrão instantâneo de legumes, e misturar com cenoura,  de sobremesa  ao menos teve sorvete,e essa foi a minha noite de Natal.
No Ano Novo, a cena se repetiu, mas pelo menos minha mãe se lembrou de mim,
e fez uma salada de cenoura, e agrião, que estava maravilhosa. Desse dia não tive muito o que reclamar pois logo veio um novo ano e junto com ele, a esperança de que 2012
todos os meus primos, parem de pegar no meu pé, e aceitem que jamais vou mudar de
opinião, e abrir mão do vegetarianismo.


 Neste post, gostaria de agradecer a minha primeira seguidora Taís, e pedir a todos que me ajudem a divulgar meu blog. Muito obrigada pela atenção, beijos, beijos, beijos...